equipa docente

docentes residentes

Clara Cruz Santos CV

Docente na Licenciatura em Serviço Social da FPCEUC, no Mestrado de Serviço Social da FPCE e Coordenadora do Mestrado de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo parceria entre a Faculdade de Economia e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. Atualmente os principais interesses de investigação relacionam-se com os direitos sociais e direitos criminais dos cidadãos e das cidadãs e os temas identitários do Serviço Social


Cristina Albuquerque CV

Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Possui doutoramento em Letras (Département de Sociologie, Travail Social et Politiques Sociales), na área de especialização Trabalho Social e Política Social, pela Université de Fribourg (Suíça). Leciona nos domínios da Política Social, Ética e Deontologia, Serviço Social e Empreendedorismo Social, com diversas publicações nestas áreas e projetos de pesquisa financiados (nacionais e internacionais), centrados nas questões do desemprego, pobreza, mediação social, desenvolvimento local e tráfico de seres humanos. É investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), Unidade de I&D avaliada pela FCT com Muito Bom. Pós Doutorada em Filosofia Social e Política pelo Centro de Investigação PHILéPOL (Philosophie, Épistémologie, Politique) da Université Paris Descartes, Sorbonne Paris Cité. Exerce atualmente as funções de subdiretora da FPCE, em segundo mandato (2015-2017).


Fernanda Rodrigues

É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto e em Sociologia pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa e doutora em serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). A sua atividade profissional tem-se dividido entre trabalhos de intervenção direta e coordenação na área da Politica social, e mais especificamente na Assistência Social. Os trabalhos de investigação alem destes domínios têm visado também temas como a Pobreza, Exclusão Social, Ação Local e Mudança Social. Mais recentemente tem investigado a questão da responsabilidade social designadamente em contexto das universidades. Foi membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento que, em Portugal, acompanhou e avaliou os projetos inscritos no III Programa Europeu Anti-Pobreza. Foi coordenadora dos Planos Nacionais de Ação para a Inclusão (PNAI) entre 2006-2010. Nos últimos anos tem sido a perita convidada do Reference Group do the European Semester. Tem lecionado em vários estabelecimentos de ensino superior nacionais e a nível internacional e em vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. É presentemente docente convidada da Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais) nos cursos de mestrado e doutoramento e da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação) no mestrado em Ciências de Educação. É representante da Federação Internacional de Serviço Social (FIAS) Europa, junto da Conferência das Organizações Não Governamentais Internacionais junto do Conselho da Europa. No seu percurso profissional tem produzido diversos livros, textos, relatórios de pesquisas e pareceres. Desenvolve também funções de consultora e avaliadora em programas e projetos sociais


Francisco Branco CV

Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa Doutorado em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Lecionação na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Serviço Social nos domínios da História do Serviço Social, Política Social e Investigação Social. Coordenador da Área Científica de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP. Investigador integrado e Coordenador da Grupo de Investigação Public Interest Policies and Human Development do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano da UCP, com projectos de investigação nos domínios da pobreza, necessidades humanas e mínimos sociais, história das profissões sociais, papel e influência do serviço social nas políticas sociais (policy action).


Helena Neves de Almeida

Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e coordenadora do Mestrado em Serviço Social nesta Universidade. É licenciada em Serviço Social, mestre em Psicologia e doutora em Letras, na área de especialização de Trabalho Social, pela Université de Fribourg (Suíça, 2000). Leciona nos domínios dos Paradigmas, Teorias e Metodologias de Intervenção e de Investigação Social e Teorias, Modelos e Contextos de Mediação, com relevância no campo do Serviço Social, designadamente nas áreas da mediação social e comunitária e da mediação em contexto escolar. É autora de diversas publicações nestas áreas e possui experiencia de coordenação e consultoria de projetos de pesquisa Internacionais financiados. É investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), membro da Assembleia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde 2013 e membro da Direção da Série Especializada “Pessoas e Contextos” da Imprensa da Universidade de Coimbra.


Henrique Joaquim

Assistente Social e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa com a tese sobre As lógicas de ação na eclesiosfera católica - diversidade de modelos e práticas. Foi vogal da Direção da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, docente da Licenciatura e do Mestrado em Serviço Social. É Presidente da Direção da Comunidade Vida e Paz, organização de apoio às Pessoas Sem Abrigo. Desenvolve trabalhos de consultoria e formação sobre liderança e planeamento estratégico para organizações do Terceiro Sector.
Áreas de investigação / Research fields: Economia Social, Terceiro Sector, Ação Social da Igreja, Economia do dom / Social Economy / third Sector, Catholic social action, gift economy.


Isabel Vieira

Professora auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Lisboa, doutorada em Serviço Social pela mesma Universidade. Leciona nos cursos de Licenciatura e Mestrado de Serviço Social, em Lisboa e Braga. Dinamiza projetos de intervenção social local e realiza supervisão pedagógica com equipas interdisciplinares, nas área de: atendimento social, família e comunidade; participação e percursos de autonomia, organização comunitária, desenvolvimento local e inovação social, economia social e governança partilhada.


Manuel Braga da Cruz CV

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da UCP (1968) e em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Gregoriana de Roma (1973) , é doutorado e agregado em Sociologia Política pela Universidade Técnica de Lisboa (ISCTE) (1987 e 1992). Foi investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1982-2000), onde dirigiu a revista Análise Social (1987-1998). É professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Reitor entre 2000 e 2012.


Docente(s) convidado(s)

Ian Shaw, Universidade de York, Reino Unido .

Emeritus Professor of Social Work, University of York. Professor in the Department of Sociology and Social Work, Aalborg University, Denmark. Areas of expertise: practice/research relationship; qualitative methods; evaluation; history of social work and sociology. Research supervision. Professional activities: Founder Editor of Qualitative Social Work; Founder of the European Conference for Social Work Research; Chair of the European Social Work Research Association


Conferencistas Convidados

Ana Cristina Brito Arcoverde (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil);

Aldaíza Sposati (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil);

Annamaria Campanini (Universidade Milano-Biccoca,Itália);

Fred Powel (Universidade College Cork, Irlanda);

Idit Weiss-Gal (Universidade de Telavive, Israel);

John Gal (Universidade de Jerusalém, Israel);

Marc-Henry Soulet (Universidade de Fribourg, Suiça);

Michel Messu (Membre de PHILéPOL (Philosophie, Épistémologie, Politique) Université Paris Descartes, Sorbonne Paris Cité, França)

Yves Hurtubise (Universidade Laval, Canadá).

Jane McPherson (Universidade de Georgia, EUA)

Stephen Webb (Glasgow Caledonian University, Escócia, UK)