Estudar no PIUDSS

foto

Marta Mascarenhas | 2º Ano PIUDSS | Tese : Tese: Construção do Juízo Profissional e Decisão na Intervenção Social com Crianças e Jovens em Perigo

A minha escolha pelo PIUDSS deveu-se, em primeiro lugar, ao facto de resultar da colaboração de duas universidades de referência: a Universidade de Coimbra e a Universidade Católica Portuguesa. O programa doutoral proposto, apesar de exigente e complexo, é de uma riqueza de conteúdo e põe-nos em contacto com uma panóplia de professores que alicia qualquer investigador a enveredar por este caminho.
O PIUDSS não se limita a ser um Programa clássico de doutoramento em Serviço Social: começa por um ano curricular em que todas as disciplinas são concebidas por aguçar a nossa curiosidade científica, consolidar conhecimentos e abrir novos horizontes de investigação. Os restantes anos do programa assentam numa lógica interativa de troca de conhecimentos e de ideias, que permitem aos doutorandos sentirem-se mais acompanhados no percurso solitário da investigação científica e, simultaneamente, reforçar as suas competências e afinar o desenho da investigação que se propõem desenvolver. Por último, mas não menos importante, o PIUDSS é um programa em que a pessoa vale por si só, em que os afectos são uma componente reconhecida da interacção entre sujeitos, e em que todos os doutorandos são tratados por igual, sem obviar as suas especificidades. Os professores adoptam uma atitude de humildade intelectual, de abertura à troca recíproca de ideias e conhecimentos entre todos que constrói comunidade. É desse diálogo entre o que é comum e transversal a todos e o que cada um dos doutorandos e professores traz de único ao programa que o tornam singular e relevante no panorama científico nacional.


foto

Hana Daher | estudante Internacional | 1º Ano Projeto: Acolhimento Protegido em Saúde Mental: O papel protetor do Estado na reintegração do doente mental no Brasil e em Portugal

A escolha do PIUDSS foi passional! Estava a terminar meu mestrado e percebi que a investigação requeria continuidade. Ao procurar programas de doutoramento em que pudesse dar continuidade à minha investigação encontrei o PIUDSS. Antes mesmo da minha candidatura tive uma acolhida excecional dos professores do programa e pude perceber a dedicação e a capacidade dos mesmos. Durante o primeiro semestre de aulas minhas expectativas foram completamente superadas, pude alargar minha compreensão de Serviço Social e hoje sei que tenho uma visão ampliada das teorias e das práticas profissionais. Tenho a certeza que quando regressar ao Brasil minhas competências e habilidades estarão muito mais sólidas para um fazer profissional comprometido com a garantia de direitos.


foto

Teresa Alves | 1º Ano PIUDSS Projeto: Serviço Social, Profissões Sociais e Género

O PIUDSS é um doutoramento com um grande rigor e aprofundamento teórico, que abre possibilidades de melhoria da minha profissionalidade crítica sobre o serviço social. Sinto que sou nas equipas uma interlocutora mais ouvida, e que o meu processo de crescimento profissional e pessoal me tem permitido ser uma pessoa mais crítica e sustentada como cidadã e profissional.


foto

Catarina Vieira da Silva | 2º Ano PIUDSS Tese : Vidas Incertas": Dinâmicas de Vulnerabilização Económica e Desqualificação Social da Classe Média em Portugal

Licenciei-me em Serviço Social na Universidade de Coimbra e tirei o Mestrado em Serviço Social na Universidade Católica Portuguesa. Não consigo imaginar programa de Doutoramento mais enquadrado para mim do que este! Além da fantástica oportunidade de conhecer notáveis professores da área das ciências sociais, é gratificante ver todo o apoio, estímulo, confiança e disponibilidade que proporcionam e que determina todo o meu percurso.


foto

Duarte Azevedo da Silva | 1º Ano PIUDSS Projeto : A participação das famílias na intervenção do sistema de promoção e proteção

A escolha do PIUDSS deveu-se à solidez do programa apresentado e à confiança que me merecem as duas Universidades que o promovem. A frequência confirma as expectativas criadas e o Programa de Doutoramento tem beneficiado da competência e disponibilidade dos docentes que se mostram incansáveis no apoio aos estudantes, instigando a capacidade de reflexão e promovendo a sua interação.


foto

Vanessa Nunes | 2º Ano PIUDSS Tese: Nas Encruzilhadas do (Des)Emprego: Os impactos das políticas ativas de emprego na sociedade de risco

A opção por enveredar no PIUDSS deveu-se, essencialmente, ao facto de proporcionar um espaço de encontro entre o saber e conhecimento cientifico entre duas das mais prestigiadas universidades portuguesas, a Universidade de Coimbra e a Universidade Católica Portuguesa. Este programa doutoral apresenta uma riqueza e diversidade de conteúdos programáticos e um corpo docente competente e ecléctico que estimula a reflexão critica e a procura por novos caminhos na investigação cientifica em Serviço Social.


foto

Marta Ferreira | 2º Ano PIUDSS Tese: O lugar da espiritualidade na intervenção do serviço social como profissão de ajuda

Nada na vida se faz de forma totalmente singular. Estudar, pesquisar e investigar implica perseverança do próprio, mas também partilha e companheirismo na partida para a descoberta de novos saberes. Implica dedicação ao conhecimento, fomentado pelos Docentes, que nos incentivam à subida de cada degrau. Apesar do Doutoramento se constituir como um processo formativo especialmente exigente, o PIUDSS, pauta-se tanto pelo rigor científico e firmeza teórica que o caraterizam, como pelo apoio constante e personalizado que cada um de nós sente desde o primeiro momento. A complementaridade de duas das mais prestigiadas instituições portuguesas do Ensino Superior, a Universidade de Coimbra e a Universidade Católica Portuguesa, permite uma estrutura de suporte integrada que nos auxilia na gestão do processo de investigação desde o início. É com a feliz convicção de que aprender, estudar, produzir e construir conhecimento se consubstanciam num processo de formação partilhado e marcado pela qualidade na Docência, que a opção recaiu sobre o PIUDSS.


foto

Maria João Paixão | 2º Ano PIUDSS Tese: O apoio social à família com idosos dependentes. Limites e potencialidades numa perspetiva de capital social.

Candidatei-me ao Programa Interuniversitário de Doutoramento de Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Coimbra, com o objetivo de desenvolver ferramentas de investigação e produção científica sobre as questões sociais atuais. A minha participação neste programa está em total conformidade com as expectativas criadas desde o início, considerando este Doutoramento o mais adequado à minha condição de residente na Madeira, permitindo-me contactar com os Professores, através de videochamada, nos momentos que não posso estar presente nas aulas. Considero que tenho adquirido novas ferramentas de aprendizagem científica e desenvolvido competências de investigação e análise científica sobre questões sociais e do Serviço Social proporcionando-me um crescimento pessoal e profissional. O PIUDSS tem-me permitido contactar com outros colegas, fomentando uma interação intelectual, na troca de conhecimentos e de partilha, bem como conhecer Professores e Investigadores de renome da área do Serviço Social, num ambiente dinâmico e acessível, em que cada aluno é considerado único ao longo do processo de investigação.