Investigação

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em Serviço Social promove investigação avançada na área do Serviço Social, das Políticas Públicas/Sociais e das Ciências Sociais e Humanidades.

A investigação assenta primordialmente em três dimensões centrais articuladas com o Serviço Social – Políticas Públicas; Direitos Humanos; Vulnerabilidades e Risco – realiza-se em articulação com as Unidades de I&D, nacionais e internacionais, às quais os docentes do programa pertencem.

Os estudos internacionais comparados, sob um regime de co-tutela e/ou doutoramento europeu, são igualmente incentivados.

O Programa Doutoral conta ainda com o suporte das redes internacionais nas quais as duas Universidades associadas se enquadram, nomeadamente, o Grupo de Coimbra das Universidades Europeias, o Grupo de Coimbra das Universidades Brasileiras

Ambas as Universidades são membros da European Association of Schools of Social Work e da European Social Work Research Association.

Centros associados

CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra)

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, vinculada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar e financiada desde 1998 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Desenvolve um trabalho com particular incidência na determinação da contemporaneidade. Consagra-se especialmente ao conhecimento aprofundado da sociedade portuguesa, com relevo para a pesquisa dos modos da sua inscrição nas sociedades contemporâneas. O CEIS20 edita a revista Estudos do Século XX, a série Cadernos do CEIS20 e assegura, com o Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a revista electrónica Debater a Europa. Na órbita das suas atividades são também editadas nove coleções: Minerva História; Estudos sobre a Europa; História Contemporânea; Ciências e Culturas; Ciências, Tecnologias e Imaginários. Estudos de História séculos XVIII-XX; A Paleta e o Mundo; Comunicação, História e Memória; História e Desporto; História e Filatelia.
Avaliado pela FCT com a classificação de Muito Bom. Link:

CICS.NOVA (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

O CICS.NOVA desenvolve investigação em disciplinas das Ciências Sociais - predominantemente Sociologia, Geografia e Demografia - e junta investigadores oriundos de várias unidades de investigação (UI), que partilham objectivos de investigação interdisciplinar fundamental e aplicada; ou seja, centrada nos problemas, com preocupações epistemológicas e teórico-metodológicas mas também fortemente orientada para adicionar valor para a sociedade. A sua visão é a de uma ampla interdisciplinaridade, envolvendo as várias Ciências Sociais e ligando-se a outros domínios científicos, em função dos problemas escrutinados. Esse trabalho já está em curso e é notório na investigação que vimos realizando nas nossas actuais UIs. As preocupações de equidade e justiça social estão presentes como referentes cívico-políticos na criação desta nova UI. Pautamo-nos pelos referidos princípios e assumimos o empenho em contribuir com os resultados das nossas pesquisas para a melhoria da qualidade da vida das populações, disponibilizando aos cidadãos e aos decisores políticos os seus resultados e recomendações. Investigadores integrados no Grupo de Pesquisa: Desigualdades Sociais e Ação Publica
Avaliado pela FCT com a classificação de Muito Bom.

CEDH-UCP

The Centre for Studies in Human Development | CEDH is a research unit of the Catholic University of Portugal (Oporto Regional Centre), aimed at fostering research and advanced training programs in areas related to Human Development.

Researchers integrated in the research group VULNERABILITIES, PUBLIC POLICIES AND SOCIAL INNOVATION

This line of research establishes itself in the intersection of two heuristic dimensions for the knowledge of contemporary society and the intervention of the social and human sciences professions. On the one hand, the study has as focus the reconfiguration of social welfare systems and public policies in the more general context of ongoing societal changes, marked by an intense process of individuation, of change in the relations of solidarity between collectivity and individuals, and by new expressions of the phenomena of risk, inequality, disaffiliation and the multiplication of vulnerabilities.
On the other hand, social innovation is elected as a relevant research topic in the context of public policies, but also of the dynamics and initiatives of civil society and corporate social responsibility, as an inescapable challenge for research of high social impact, in the search for a response to the new (and old) and emerging problems with which Portuguese and European societies are confronted.
At the same time, attention is also paid to the current itinerary and debates that cross the field of social and human sciences professions, particularly the questions of managerialism, competence-based and evidence-based practice and the management of care and risk, as guidelines for professional intervention, which, although found in the literature, still need to be deepened and constitute a relevant locus of research.

Redes nacionais ou internacionais:

Revista(s)

Locus Soci@al (http://cesss.fch.lisboa.ucp.pt/pt/revista-locus-social.html)

Teses (concluídas e em curso)

Aguardando discussão pública em 2017:

Em curso: